O Conselho Universitário é o Órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar, tendo sua composição, competências e funcionamento definidos no Estatuto e no Regimento Geral da UFOB.

Com a aprovação do Estatuto da Universidade Federal do Oeste da Bahia pelo Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União em 28 de janeiro de 2019, seção 1, pág. 88, e a entrada em vigor do Regimento Geral da UFOB, passou a vigorar a nova estruturação do Conselho Universitário, que foi constituído a partir da unificação dos antigos Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário.